O Dia Mundial da Oração é uma celebração móvel que ocorre na primeira sexta-feira de março, desde 1968. Esse dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade.

Como essa data coincide com o dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, cabe aqui ressaltar a ação do Apostolado da Oração, atualmente denominado Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), que é constituída por membros de “pertença e compromisso” e membros “abertos” comprometidos na oração.

A RMOP está a serviço de pessoas e grupos que, ao redor do mundo, em países e dioceses, assumem a oração como uma forma de apostolado Trata-se de um movimento internacional que faz a oração do “Oferecimento Diário” e, em particular, acolhe as intenções mensais de oração propostas pelo Santo Padre à Igreja, estando ele sempre atento aos grandes desafios da humanidade.

A oração é um meio de fortalecer o espírito, assim como o alimento fortalece o corpo. Portanto, é uma necessidade do dia a dia. Cada criatura deveria sentir a falta desse contato diário com o Criador. Quando a oração é pessoal, deve haver o despojamento total do humano de cada um, seu completo esvaziamento, a fim de atingir a essência do divino, surgindo então um relacionamento íntimo com Deus. Quando comunitária, principalmente na Eucaristia, que deve ser o modelo de oferecimento e disponibilidade para viver ao estilo de Jesus, e aberta à graça do Espírito Santo, que é concedida a todos, sem exceção, como verdadeiro presente de Deus.

 

Maria José Zago

Apostolado da Oração