6 (6)

 

Essa tradição, na realidade, vem do hemisfério norte, onde maio é o mês das flores, envolto em forte simbolismo de fertilidade e no catolicismo também é associado ao mês de Maria.

O casamento sempre foi um fato importante na vida das famílias e da Igreja. Tanto é que Jesus realizou o seu primeiro milagre exatamente num casamento, em Caná, na Galileia (As Bodas de Caná, Jo 2 1-11).

Antigamente, o noivo ia até os pais da noiva para pedir a “mão” da donzela em casamento e, como consequência, sua benção. Hoje em dia, com tanta mídia e com a indústria cinematográfica fornecendo inspiração, o rapaz usa de toda sua de criatividade para surpreender sua amada e fazer a famosa pergunta “Quer casar comigo?” e ouvir dela, em prantos, o “sim”. Tudo publicado nas redes sociais.

Mas o importante é lembrar que o fundamental de tudo isso é exatamente o Sacramento do Matrimônio, muito bem destacado pelo Papa Francisco na sua Exortação Apostólica “AmorisLaetitia”: “O sacramento do matrimónio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo dum compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque «a sua pertença recíproca é a representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja. Os esposos são, portanto, para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar. O matrimónio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada específica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja. Por isso, a decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto dum discernimento vocacional” (AL, 72).

Como é bom ver os casais novos se esforçando diariamente para construir suas famílias santas e como é inspirador ver um casal de velhinhos apaixonados, admirando com orgulho a família de amor que construíram!

Que Deus continue abençoando as nossas famílias!

 

 

Nício e Palmira

Pastoral Familiar

Equipe do Encontro de Noivos