ANO DO LAICATO – A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA MISSÃO

 

Estamos vivenciando o “Ano do Laicato”, iniciado em 26/11/17 e que se estenderá até 25/11/18.

Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), a Igreja no Brasil nos exorta a sermos testemunhas de Jesus Cristo e de seu Reino e presença na sociedade, oferecendo o que somos, nossos dons e vocações, alicerçados na espiritualidade.

Somos Igreja Missionária em todos os lugares, não apenas em nossas pequenas comunidades. Devemos estar cristãmente inseridos no trabalho, entre amigos e familiares, na escola, enfim, na sociedade, provocando e avocando justiça e paz a todos. Por isso, a importância da participação dos cristãos, leigos engajados, na vida política do país, a fim de contribuírem para a transformação da sociedade, em busca do bem comum, “segundo os critérios evangélicos e o patrimônio da Doutrina Social da Igreja”, como nos ensina o Papa Francisco.

Ao nos lançarmos à missão evangelizadora, à qual o próprio Cristo nos incumbiu e à qual fomos encarregados em virtude do Batismo e da Confirmação, precisamos estar espiritualmente preparados. E só o conseguiremos através das nossas orações.

Muitos são os percalços pelos quais passamos nessa missão. Somos humanos, portanto, falíveis.

Em meio a tantas propostas, ideologias, desamor, desavenças, violências e injustiças, precisamos ser guiados pelo Espírito Santo rumo ao Pai. Podemos e devemos invocá-LO insistentemente e rogar-Lhe discernimento e que nos ilumine os caminhos, dando-nos ânimo para continuarmos retamente no cumprimento da nossa missão. Isso significa dizer que não podemos nos desligar do amor de Deus, que nos impulsiona pela fé, a qual, fortalecida pela constante oração, nos anima e nos mantém firmes no propósito da evangelização.

Então, é correto afirmar: a missão evangelizadora do cristão só se concretiza quando alicerçada pela fé em Deus e alimentada pela oração.

 

 

Edna Kamezawa de Andrade

Serviço de Escuta