COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM

 

Conhecida como Comunidade Católica Shalom – Associação Internacional Privada de Fiéis, com reconhecimento pontifício em 2012, é uma nova vocação no seio da Igreja.

A Comunidade Shalom é composta por leigos consagrados, padres e famílias. Sua ação apostólica (evangelização) se dá em favor dos jovens, dos pobres, das crianças e dos profissionais liberais. Padres, celibatários, famílias, todos a serviço da Igreja, com a missão de contribuir com a evangelização dos homens deste tempo, tão sedentos e distantes de Deus.

A Comunidade Shalom está presente com casas de missão em 96 cidades, sendo 29 no exterior e as demais no Brasil. Além das casas de missão, a Obra Shalom, por meio da Difusão do Carisma, encontra-se em mais 73 cidades, todas caminhando na espiritualidade e identidade da Comunidade.

Em 2016, pessoas leigas desta cidade, tendo feito a experiência com o Carisma em outras dioceses no estado de São Paulo, em especial, na Diocese de Aparecida, manifestaram o desejo de terem a espiritualidade do Carisma Shalom aqui na Diocese. Essas pessoas, atendendo a um convite do Governo Geral da Comunidade, após um período de acompanhamento, tiveram a oportunidade de participar de um treinamento em março deste ano, em Fortaleza, sede do Carisma e Governo da Comunidade. Ao retornarem para São José dos Campos, foram orientados a procurar o Bispo Diocesano Dom Cesar para partilhar acerca da experiência vivida e da possibilidade de trazer essa espiritualidade para esta diocese. Na oportunidade, o bispo diocesano acolheu o pedido, com a Graça de Deus, permitindo o início do trabalho apostólico. A Obra Shalom, portanto, foi inserida na Catedral de São Dimas, iniciando seu primeiro grupo de oração.

Em outubro deste ano, estiveram presentes na Catedral, em reunião com o Pe. Rinaldo, membros da Obra Shalom da nossa cidade e o responsável pela difusão do Carisma, em uma união alegre, fraterna e de profunda comunhão. Nessa reunião com o pároco, também foi apresentada a experiência vivida na Convenção Shalom, que aconteceu no mês de setembro deste ano, em Roma, em uma audiência privada de aproximadamente uma hora com o Papa Francisco, por ocasião do aniversário de 35 anos do Carisma Shalom. Essa convenção está disponível no site da Santa Sé e da Comunidade, tendo sido um momento maravilhoso, de proximidade e comunhão com o Bispo de Roma. Participaram da Convenção cerca de 4000 pessoas, vindas de todas as partes do mundo.

 

Aurinilton Filho

Responsável pela difusão do Carisma Shalom