“Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro”. (Rm 12, 4-5).

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum”. (1Cor 12, 4-7).

O QUE É PASTORAL?

Pastoral, é serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja. Não se resume em um grupo de pessoas, mas em uma ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinadas situações em uma realidade específica.

Pastoral vem de Pastor. Por isso é importante destacar que “FAZER” pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. É por meio das pastorais e do conjunto de suas atividades que a Igreja realiza a sua tríplice missão: profética, sacerdotal e testemunhal. De uma forma mais simples podemos também definir a pastoral como “os braços” do pastor. Não seria possível a cada sacerdote, a cada pastor, realizar todas as atividades necessárias para a Igreja cumprir sua tríplice missão, por isso a Igreja utiliza-se dos serviços dos leigos, para, como “braços” dos pastores, ajudar a Igreja.

Uma pastoral é essencial na estrutura orgânica de uma Diocese ou Paróquia; o conjunto de pastorais denominamos de Pastoral Orgânica porque estão na estrutura fundamental da organização diocesana ou paroquial; na verdade ela é essencial e necessária.

Exemplos: Pastoral da Criança, da Saúde, da Educação, da Juventude, da Comunicação, da Sobriedade, da Liturgia, da Catequese, a pastoral Familiar e muitas outras.

Em todas as pastorais existem pessoas com formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem. São coordenadas pelas dioceses que promovem regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho.

O QUE SÃO MOVIMENTOS?

Os Movimentos Católicos são grupos com organização específica, muitas vezes independentes, não ligados diretamente a uma paróquia ou Diocese. O que caracteriza um movimento católico é que a sua origem e estrutura parte geralmente de um fundador ou fundadora que dá as coordenadas para que esse movimento exista; regido muitas vezes de estatutos e normas e de um direcionamento na espiritualidade.

Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo.

Normalmente um grupo que tem uma liderança, um objetivo claro de oração, espiritualidade, comunhão e missão ou apostolado com autorização eclesiástica, pode chegar a ser um movimento.

E OS GRUPOS?

Os Grupos são formados por fiéis, que se reúnem de forma espontânea, porém sempre com a licença e orientação do Pároco ou vigário paroquial e tendo como base a oração e a escuta da Palavra. Os grupos reúnem-se para orar, para promover a justiça e a paz, para visitar doentes, etc. Quando um grupo cresce e amadurece, pode tornar-se uma Comunidade reconhecida pelo pároco (comunidade paroquial), pelo bispo (comunidade diocesana) ou até mesmo pelo Papa (comunidade católica).

Os coordenadores das pastorais, movimentos e grupos são convidados a compor os Conselhos Pastorais Paroquiais – CPPs.

Fonte: http://www.catequistasemformacao.com/2015/11/pastorais-grupos-e-movimentos-o-que-sao.html

CONHEÇA NOSSAS PASTORAIS, GRUPOS E MOVIMENTOS:

AÇÃO EVANGELIZADORA PAROQUIAL – AEP

A Ação Evangelizadora Paroquial é um amplo trabalho de formação cristã. São 3 cursos que têm objetivos específicos, proporcionando aos participantes uma experiência mais aprofundada com Nosso Senhor e com sua doutrina, levando-os a progredirem no relacionamento com Deus: 1) Encontros com a Boa Nova: leva os participantes a um encontro pessoal com Jesus, proporcionando o despertar e o aprofundamento da fé; 2) Curso Fé Explicada: através do estudo do Catecismo da Igreja Católica e dos artigos do Credo, os participantes conhecerão a doutrina católica, esclarecendo todas as dúvidas que tiverem; 3) Curso da Palavra: depois do encontro pessoal com a pessoa de Jesus, depois do conhecer a Sua doutrina, o Curso da Palavra proporciona estudos para conhecer a Bíblia. Os encontros são semanais.

e-mail: aep.saodimas@gmail.com

e-mail: cursodapalavra.saodimas@gmail.com

APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

É um movimento de espiritualidade apostólica centrado na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Como o próprio nome indica seu objetivo é a Oração e o Apostolado, duas linhas mestras alicerçadas sobre seis pilares que sustentam o Movimento: O Oferecimento diário, com as intenções mensais do Santo Padre o Papa; a vivência da Eucaristia; o culto especial ao Coração de Jesus; a devoção a Maria Santíssima, a corredentora; a sintonia com o Papa, o espírito eclesial e a devoção ao divino Espírito Santo. As reuniões são mensais sempre às primeiras sextas-feiras, às 18 h na Sala 2, antes da Santa Missa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus às 19h30, na Catedral. Venha fazer parte do nosso Apostolado da Oração.

e-mail:  apostoladodaoracaosaodimas@yahoo.com.br

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente no Brasil, através da CNBB, sempre no período quaresmal, com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e soluções. É a maior campanha realizada pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois abrange todo nível social e religioso.

e-mail: cfsjcsaodimas@gmail.com

CLUBE DA VOVÓ

Grupo de senhoras que se reúne semanalmente para partilha, oração e confecção de trabalhos artesanais cuja venda é revertida em benefício da Obra Social e Assistencial São Dimas.

e-mail: clubedavovosd@gmail.com

COMISSÃO SÓCIOPOLÍTICA

A Comissão Sócio-Política tem por objetivo conscientizar os cristãos leigos sobre sua grave responsabilidade de participar, de forma livre e consciente, da vida política do país, tendo em vista a busca do bem comum, visando a construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino de Deus”.

COMUNIDADE ALIANÇA DE MISERICÓRDIA

A Comunidade Aliança de Misericórdia é uma organização social, sem fins lucrativos, cujo carisma e espiritualidade brotam do coração misericordioso de Jesus e impulsiona a cada um dos seus membros ao encontro do coração de cada pobre, materialmente ou espiritualmente. Além dos trabalhos de evangelização, a comunidade realiza diversas obras sociais junto à população carente das periferias e ruas, conjugando harmoniosamente evangelização e caridade como faces de uma só moeda. Em São José dos Campos temos uma casa de acolhida para adultos em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, além de um centro de evangelização onde fornecemos assistência e encaminhamento dessas pessoas em nossas casas. Realizamos também trabalhos com jovens, casais e atendimento de oração.

e-mail: aliancamisericordiasjc@yahoo.com.br

 

COMUNIDADE LUZ DAS NAÇÕES

O carisma da Comunidade Luz das Nações é o serviço às famílias. Espelhamo-nos no exemplo do Cirineu, que se põe a disposição do Cristo sofredor sem esperar nada em troca. Temos o desejo de viver uma consagração de vida e assim nos gastar para que as famílias tenham vida e apresentar ao mundo a face do Cristo que veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

e-mail: comunidade.luzdasnacoes@yahoo.com.br

DATA SHOW

A equipe de Datashow faz parte da Pastoral da Comunicação. Somos responsáveis pela projeção das missas na Catedral. Para participar não é preciso entender tudo de informática, somente ter uma noção de como operar Power Point, entender um pouco as partes de uma missa e ter no coração a vontade de servir a Deus. A equipe está sempre aberta para receber novos voluntários!

e-mail: datashow.saodimas@gmail.com

DEFESA DA VIDA

A Comissão em Defesa da Vida tem como missão atuar junto à sociedade organizada, tanto no campo privado quanto público, para que a dignidade da pessoa humana seja respeitada em todos os sentidos.

e-mail: pastoralfamiliar@gmail.com

DIÁLOGO ECUMÊNICO

Nossa missão é promover na Paróquia e em conjunto com a Diocese, a Unidade que Jesus nos pede, direcionada aos cristãos, que pelo impulso da graça do Espírito Santo, multiplicam-se os esforços em busca da comunhão: os diálogos bilaterais e multilaterais, a oração em comum pela unidade, a procura sincera de eliminar os prejuízos das excomunhões e um mais justo conhecimento das outras Igrejas e confissões cristãs, a promoção de projetos comuns de colaboração teológica social e, de examinar conjuntamente a sua fidelidade à vontade de Cristo a respeito da Igreja e da sua constituição, onde todas as Igrejas cristãs históricas estão nela inseridas e assumem o ecumenismo como uma dimensão essencial de sua renovação interior e de suas relações com as outras Igrejas filiadas ao CONIC.

e-mail: dialogoecumenico@gmail.com

EQUIPE DE EVENTOS PAROQUIAL

A equipe de eventos tem como foco trazer momentos de alegria e descontração para toda a comunidade realizando eventos para todos estarem juntos como baile, barracas de final de semana, bingos, festival de pizza, enfim nosso trabalho é fazer o social dentro da igreja reunindo as famílias.

e-mail: meiryeventos@gmail.com

ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA PAROQUIAL

A Escola Bíblico-Catequética é um espaço formativo-celebrativo que pretende: (a) Desenvolver habilidades e competências necessárias para o bom exercício do ministério. (b) Proporcionar uma formação bíblica e doutrinal básica, mas sólida. (c) Proporcionar um processo permanente de formação, crescimento e amadurecimento da fé, em vista de uma catequese evangelizadora e comprometida com o processo de iniciação à vida cristã. (d) Capacitar e animar pessoas para o exercício catequético na comunidade, através do aprofundamento teórico-prático, à luz dos documentos da Igreja. O curso é composto por quatro módulos semestrais com aulas semanais, às terças feiras, das 19h às 22h, no auditório do Centro de Pastoral Monsenhor Ascânio Bandão (CPMA).

e-mail: escolacatequetica_saodimas@yahoo.com.br

ESPERANÇA VIVA (FAZENDA DA ESPERANÇA)

O Grupo Esperança Viva tem sua identidade própria sendo uma extensão da fazenda da Esperança procurando viver o Carisma da Esperança, colocando em prática as experiências vividas através do evangelho. Atua no atendimento de pessoas com dependência química e suas famílias, auxiliando na triagem, acompanhamento e encaminhamento das mesmas para a Fazenda Esperança em Guaratinguetá-SP. Atende semanalmente pessoas que já passaram por tratamento e/ou familiares daqueles que ainda estão em fase de internação.

Contato: e-mail: bitadamatta@yahoo.com.br

Celular: 99102-4137 – com Bita ou Secretaria Paroquial – (12) 3322-0543 – ramal 3

GERAÇÃO JOÃO PAULO II

Obra missionária que, através de ações inovadoras, busca levar os jovens a viverem a santidade a partir de um encontro pessoal com Cristo e em comunhão com a Igreja, comprometendo-se com sua renovação.

Reze conosco! Nosso Grupo de Oração acontece aos domingos, às 17h, no Salão Paroquial. Vem fazer parte dessa Geração!
E-mail: geracaojp2.sjc@gmail.com

GRUPO APRESENTANDO JESUS

Nossa missão é ajudar na animação infantil da paróquia, tanto nas missas, quanto apoiando os eventos da catequese. Nosso objetivo é oferecer às crianças uma oportunidade de serem evangelizadas e de evangelizar através do movimento, de atividades lúdicas e das “apresentações” teatrais. Contamos com voluntários, jovens e adultos, inclusive os pais, que nos auxiliam na elaboração e organização das atividades junto às crianças.

Facebook: Grupo de Teatro “Apresentando Jesus”

e-mail:  apresentandojesus.catedral@gmail.com

GRUPO DE ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS DO CORAÇÃO

O Objetivo maior da equipe é acolher, preparar, dar esperança e orar por todas as famílias que passam pela realidade da adoção: o desejo da maternidade e paternidade. A partir da experiência positiva de famílias que já adotaram, muitas outras famílias poderão ter esperança e a alegria de viver um amor que vai além dos parâmetros genéticos. Um espaço onde os iguais podem enriquecer sua decisão, preparar-se para a chegada do filho e dar seguimento na educação dos filhos, já que este fato é desafiador para todas as famílias. Com encontros mensais na Catedral (sala do CPMA1), testemunhos, palestras e muita oração, com adoração à Jesus Eucarístico onde o Senhor estará abençoando e tranquilizando os corações.

“(…) Adotar uma criança é uma grande obra de amor. Quando ela se realiza, dá-se muito, mas também se recebe muito. É uma verdadeira comunhão de bens.” – Madre Teresa de Calcutá

Facebook: www.facebook.com/grupodeapoioasfamiliasdocoração/

E-mail:  familiasdocoracaosaodimassjc@gmail.com

GRUPO DE APOIO

O Carisma deste grupo é servir a comunidade paroquial, dando apoio concreto às diversas pastorais: recepcionando convidados; ajudando a organizar festas de aniversários e datas comemorativas; preparando bolinhos nas festas (Padroeiro, Quermesse, Festa nas Colinas); representando a Catedral de São Dimas em eventos externos; servindo lanches em eventos paroquiais; auxiliando grupos para angariar fundos em festas beneficentes.

Contato: Secretaria Paroquial – telefone 3322-0543

GRUPO DE ORAÇÃO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Momento rico de evangelização, no qual poderá conhecer o Diário de Santa Faustina, rezar o Terço da Divina Misericórdia, refletir sobre a Palavra de Deus e orar pelos sacerdotes.

Venha rezar conosco, nos encontramos todas as terças-feiras na Catedral, das 15h às 16h30.

GRUPO DE ORAÇÃO NOSSA SENHORA APARECIDA

Dirigido para adultos e famílias, busca rezar pelas famílias e levar cada um a “um encontro pessoal com Deus”.

Venha rezar conosco, nos encontramos todas as segundas-feiras no Salão Paroquial das 19h30 às 21h30.

Nossos encontros são transmitidos pela Web Rádio São Dimas, através do site: www.radiosaodimas.com.br.

GRUPO DE ORAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Tem como objetivo levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar á maturidade da vida plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus. Nossa Senhora de Fátima é aquela que nos aponta o Cristo, que gera em todos que fazem parte dessa família a vontade de ter uma vida de santidade e serviço na igreja.  No mesmo horário do grupo acontece o grupinho Pastorinhos de Jesus, que evangeliza as crianças. Dessa forma os pais podem vir participar do grupo e deixar os seus filhos no grupinho. O mesmo tema utilizado na evangelização dos adultos também é utilizado na evangelização das crianças. O GONSF também organiza Seminários e Retiros ao longo de todo o ano.

Venha rezar conosco, nos encontramos aos sábados, no Salão Paroquial, às 19h.

Nossos encontros são transmitidos pela Web Rádio São Dimas, através do site: www.radiosaodimas.com.br

Facebook: Gonsf NSenhora de Fátima

GRUPO DE VOLUNTARIADO (PSICÓLOGOS)

O Grupo de profissionais voluntários nasceu da necessidade de proporcionar atendimento profissional em terapias especializadas como: Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicopedagogia (pedagogia) e Psiquiatra Colaborador.

Você profissional gostaria de conhecer e fazer parte dela? Entre em contato com a Secretaria Paroquial – telefone 3322 0543 –

Se você necessita de atendimento, cadastre-se na Obra Social e Assistencial São Dimas, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h.

GRUPO SANTO IVO (ADVOGADOS)

Grupo de Profissionais na área jurídica que desenvolve trabalhos junto a pessoas carentes que necessitem de alguma orientação jurídica sobre eventuais direitos que lhes possam assistir.

Junte-se a nós! Reunimo-nos todas as quartas-feiras – das 8h30 às 10h – na Catedral.

e-mail: gruposantoivo@gmail.com

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo nelas o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. São crianças em favor de outras crianças. Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípulos, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se também em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

e-mail: iamsaodimas@gmail.com

LEGIÃO DE MARIA

A finalidade essencial da Legião de Maria é a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração conjunta e cooperação ativa e auxiliar dos mesmos. A Legião previamente determina os pares a cumprir o trabalho semanal, como forma de um apostolado ativo que é a tarefa de visitar com alegria, pessoas nos lares, hospitais, nas ruas, nos asilos, catequese, praças e em muitos outros locais. A reunião semanal deve ser para o Legionário, o local onde Maria Santíssima o espera, assim como seus verdadeiros amigos, para juntos descansar e renovar as forças, para o cumprimento fiel do que lhe é confiado. Na reunião se aprende a rezar e, sobretudo a confiar na Graça Divina e no Amor de Maria.

Reuniões às segundas-feiras, às 19h30, no CPMA4.

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO E DA BENÇÃO

Os Ministros Extraordinários da Comunhão fazem a distribuição da Sagrada Eucaristia nas missas, levam a Sagrada Eucaristia aos enfermos nos hospitais e nas residências, realizam celebrações com distribuição da Sagrada Eucaristia. Os Ministros Extraordinários da Benção ministram benção em residências e estabelecimentos comerciais.

Contato: Secretaria Paroquial – telefone (12) 3322 0543 – ramal 3

E-mail: mecsaodimas@gmail.com

 

MOVIMENTO APOSTÓLICO DE SCHOENSATT (MÃE RAINHA)

Os agentes são as famílias e missionárias da Campanha Mãe Peregrina, vivendo em função da aliança do amor, capital de graças e visita mensal da Capela Peregrina, um dia em cada família, a cada trinta dias no mês. Visita de três dias da Capela Peregrina na casa de pessoas enfermas que a solicitam.

e-mail: maerainhasaodimas@gmail.com

MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE

O Movimento de Cursilhos é um movimento eclesial que, mediante um método próprio facilita a vivência e a convivência do Fundamental Cristão, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e criando núcleos de cristãos que fermentem o Evangelho, através do testemunho e da palavra, praticando os valores do Reino de Deus anunciados por Jesus nos ambientes.

e-mail: cursilho.sjc@gmail.com

MOVIMENTO DOS FOCOLARES

“Objetivo: cooperar na construção de um mundo mais unido, impulsionados pela oração de Jesus ao Pai, “Que todos sejam um” (Jo 17,21), no respeito e na valorização das diversidades. Privilegia os diálogos como método, no constante compromisso a construir pontes e relações de fraternidade entre indivíduos, povos e esferas culturais. Pertencem ao Movimento dos Focolares pessoas de todas as idades, vocações, religiões, convicções e culturas”.

e-mail: comissao.foc.sjc@gmail.com

MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO

Este movimento é aberto a todas as pessoas que desejam participar da Adoração a Jesus Eucarístico, pedindo pela santificação dos sacerdotes e das famílias. Na Catedral é feito o “Cenáculo Eucarístico”. Iniciamos o encontro com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração do santo terço pelos sacerdotes e pelas famílias e finalizamos com a consagração ao Coração Imaculado de Maria.

Venha rezar conosco! Horário: segunda quinta-feira de cada mês – das 18h às 19h15 – diante do Santíssimo na Catedral –

e-mail: m.sacerdotalmariano.catedral@gmail.com

OBRA SOCIAL E ASSISTENCIAL SÃO DIMAS

É uma entidade religiosa sem fins econômicos, que vive de doações da população com o objetivo de dar assistência às famílias carentes. Confira algumas atividades que a Obra Social e Assistencial São Dimas oferece: Palestra educativa de empregados domésticos, babás, diarista e acompanhante de idosos; Bazar de R$ 1,00; Bazar Beneficente permanente; Curso para gestantes; Grupo de Costura e Clube da Vovó: Voluntárias fazem confecção de roupas e artesanato. São realizados bazares, e a renda é revertida em prol da Obra Social; Plantão social; Serviço de orientação e apoio sócio familiar; Exposição e venda de artesanato da Comunidade Santa Cruz.

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, na Obra Social/Catedral.

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

“Aprender a Orar para Aprender a Viver” – “A Oficina de Oração e Vida” é um serviço eclesial iniciada pelo Frei Inácio Larrañaga em 1984. É constituída por 15 sessões, sendo uma vez por semana, com duas horas de duração.  E temos também a Oficina de Oração e Vida para Jovens, que é constituída por 10 sessões, sendo uma vez por semana, com duas horas de duração.

Informações na Secretaria Paroquial: (12) 3322-0543

PASTORAL CATEQUÉTICA

— CATEQUESE COM ADULTOS

Os adultos são, no sentido mais amplo, os interlocutores primeiros da mensagem cristã. Deles depende a formação de novas gerações cristãs, pelo testemunho da família, no mundo social e político, no exercício da profissão e na prática de vida e da comunidade. A Catequese com Adultos trabalha por uma catequese de transformação na qual suas principais missões estão em: reforçar a opção pessoal por Jesus Cristo; promover uma sólida formação de leigos levando em conta o amadurecimento da fé; estimular e educar para a prática da caridade, solidariedade e transformação da sociedade, ajudar a viver a vida da graça, alimentados pelos sacramentos; dar respostas às dúvidas religiosas e morais de hoje.

e-mail: catequesecomadultossaodimas@gmail.com

— CATEQUESE CRISMAL (JOVENS)

É uma pastoral de evangelização e de formação obrigatória instituída pela Igreja, para todo cristão católico. Tem como missão ajudar e convidar os jovens, ou cristãos ainda não crismados, a tornarem-se maduros na fé, a partir do conhecimento da doutrina cristã e vivências de fé, culminando no sacramento da crisma e apropriando-se de um modo de vida diferente, fundamentados nos valores cristãos com responsabilidade e espírito missionário assumindo com mais consciência o sacramento do batismo.

e-mail: crisma.saodimas@gmail.com

— CATEQUESE INFANTIL E ADOLESCENTES

É responsável pela formação das crianças e adolescentes em sua iniciação cristã, preparando-os para a vida em comunidade e, na participação nos Sacramentos da Iniciação Cristã. A finalidade última da catequese é colocar as pessoas não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo.

e-mail: catequeseinfantil.saodimas@gmail.com

PASTORAL DA ACOLHIDA

Preocupa-se em acolher de forma calorosa e bela aos fiéis que procuram a Igreja. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e reconfortadas, com o desejo de voltar. O acolhimento é um serviço evangélico prestado à comunidade e por isso disciplinado com base na Palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral.

Facebook: Pastoral da Acolhida da Catedral de São Dimas

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Dedica-se à operação dos meios de comunicação através de todos os recursos disponíveis, para fazer chegar aos paroquianos e ao povo em geral, a Palavra de Deus atualizada e contextualizada para os dias de hoje, informar as programações, temas e atividades paroquiais. Promove a integração entre os paroquianos e a paróquia, incentiva a comunicação entre as diversas pastorais e movimentos e tem a missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais e a comunidade como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade. Na paróquia, a Pastoral da Comunicação desenvolve a comunicação visual, escrita e virtual: Site da paróquia (www.catedralsaodimas.org.br; Web Rádio São Dimas (www.radiosaodimas. com.br); Comunicação com a Imprensa; Informativo da Paróquia – Catedral em Notícias; Folder, Banners etc.

e-mail: pascomsaodimas@gmail.com

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a Educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação; bem como a vida e ação dos educadores: pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e outros, pessoas que influenciam direta e indiretamente a formação humana.

e-mail: pastoraleducacaocat.saodimas@gmail.com

PASTORAL DA ORAÇÃO INACIANA

Trabalha com a Evangelização através dos EE-Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. As atividades desenvolvidas em nossa Paróquia são os EVC – Exercícios na Vida Corrente (ou cotidiana), com reuniões quinzenais, às segundas-feiras, sala da Obra Social,  das 18:00 às 19:00, das 19:00 às 20:00 e das 20:00 às 21:00 horas; EEL – Exercícios Espirituais para Leigos, em etapas, realizados em Itaici/Indaiatua(SP); e Retiros Paroquiais.

e-mail:  inacianos.sjcampos@yahoo.com.br

PASTORAL DA SAÚDE

Seus agentes visitam semanalmente pessoas enfermas nos hospitais, prestando assistência espiritual, e buscam testemunhar Jesus Cristo, em comunhão fraterna na opção preferencial pelos pobres, enfermos e sofredores. O trabalho tem a direção espiritual do Padre Milton Faria (Pe. Miltinho) e Padre Carlos Alberto Gonçalves do Nascimento (Pe. Beto) que atendem pedidos de confissões, bênçãos e Unção dos Enfermos.

Contato: Secretaria Paroquial – telefone: (12) 3322-0543

PASTORAL DA SOBRIEDADE

É a ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. É uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso de drogas. A pastoral vai além da dependência química. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência. Propõe mudança de vida. Vem para resgatar e reinserir os excluídos. Busca a valorização da pessoa humana.

e-mail: sobriedadesaodimas@gmail.com

PASTORAL DE EVANGELIZAÇÃO DOS IRMÃOS MORADORES DE RUA

O objetivo principal é levar esses irmãos a ter consciência do amor de Deus e ajudá-los a voltar o coração para os ensinamentos de Jesus. Fazemos orações com eles e por eles. Queremos ser portadores da Boa Nova para estes irmãos que vivem abandonados e marginalizados. Visitamos semanalmente os moradores de rua, levando refeições, roupas e cobertores. É um trabalho maravilhoso onde temos a oportunidade de nos encontrar com o Cristo sofredor escondido na pessoa do pobre abandonado. Nossos encontros acontecem toda terça-feira, na cozinha da Catedral às 19:00hs, onde preparamos as marmitas com janta e saímos às 20:30hs para visita aos irmãos de rua. Venha conhecer nossa Pastoral, é Jesus que te espera e você O encontrará!

PASTORAL DO DÍZIMO

A equipe da Pastoral do Dízimo tem a missão de conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem e da qual fazem parte. Os objetivos primeiro da pastoral são: a) conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; b) mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; c) testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo; d) apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e, portanto, da experiência de ser e de agir como Igreja.

Email: dizimo_saodimas@yahoo.com.br

Contato: Secretaria Paroquial – telefone 3322-0543 – ramal 4

PASTORAL DOS ADORADORES:

A adoração ao Santíssimo Sacramento é um momento especial, muito particular, em que abrimos nosso coração: pedimos perdão, louvamos e agradecemos ao Senhor; contamos a Ele nossas alegrias e tristezas, nossas dores e esperanças, nossas decepções e realizações, nossas preocupações… Rezamos pela santa Igreja, pela santificação de nosso pároco e de nosso vigário; pedimos saúde, proteção para nossos familiares… Se você ainda não é adorador, aceite o convite: “O Mestre está aqui e te chama!” Junte-se a nós! Deixe, hoje, seu nome e endereço conosco.

e-mail: adoradores.saodimas@gmail.com

PASTORAL DOS EDIFÍCIOS

Nossa missão é incentivar a formação de grupos que se reúnam semanalmente, nos edifícios ou nas casas, para a recitação do terço ou para a leitura e a meditação da Palavra de Deus, a fim de que Jesus Cristo seja, cada vez mais, conhecido e amado. É nosso dever colaborar para que nossos edifícios e condomínios sejam humanizados, vivam o espírito de partilha e a caridade fraterna, sigam os ensinamentos do Mestre. Atualmente, há Celebração em mais de sessenta locais (edifícios e apartamentos, casas, Capela Santa Cruz, e Casa de Oração Pe. Pio). Com muito carinho, levaremos Jesus Eucarístico ao seu edifício, ao seu apartamento ou a sua casa! Entre em contato conosco!

e-mail: edifícios.saodimas@gmail.com

PASTORAL FAMILIAR

É a ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e pela Igreja de forma organizada, planejada, tendo como objetivo a proclamação da Boa Nova do matrimonio e da família. A pastoral Familiar oferece instrumentos necessários para a formação das pessoas antes e depois do casamento, instrumentos estes estendidos às famílias irregulares, ou seja, aquelas que por motivos diversos se sentem afastadas do amor de Deus. Sejam pessoas divorciadas, casais com nova união, pai e mães solteiras ou com uniões livres (sem nenhum vínculo civil ou religioso).

e-mail: pastoralfamiliar@gmail.com

PASTORAL LITÚRGICA

A Pastoral Litúrgica é um serviço desenvolvido na Igreja e para a Igreja, com o objetivo de levar as pessoas a terem um encontro pessoal e mais íntimo com o Senhor, através das celebrações da Santa Missa, Celebração da Palavra, dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Matrimônio e Unção dos Enfermos. Para que isso aconteça a Pastoral Litúrgica toma o cuidado de preparar bem as celebrações, com comentário e oração da comunidade de acordo com a nossa realidade, leitores bem preparados para proclamar a Palavra de Deus, escolhendo também músicas de acordo com o tempo litúrgico, equipes de canto e salmistas bem ensaiados, pois através do canto também evangelizamos.

e-mail: amazza@terra.com.br

PASTORAL VOCACIONAL

Tem como objetivo proporcionar ao jovem uma orientação com viés religioso, ajudando-o a se descobrir, a se encontrar e a decidir o que quer, auxiliando-o na opção por um projeto de vida que lhe possibilite assumir sua missão na sociedade e, de forma especial, na comunidade paroquial, como um ‘bom cristão e honesto cidadão’, discernindo sua vocação na Igreja, respondendo ao chamado de Deus e ajudando na construção de seu Reino e da vida.

e-mail: vocacionalsaodimas@gmail.com

PEQUENINOS DO SENHOR

Pequeninos do Senhor tem como missão evangelizar crianças de 3 a 7 anos no acolhimento durante as missas e celebrações dominicais, tendo como objetivo levar aos pequeninos a Palavra de Deus, o Amor de Jesus, as virtudes cristãs e o respeito ao próximo e a criação, de forma lúdica e apropriada a elas.

Venha nos conhecer, estamos no Salão Paroquial aos domingos, missa das 19h30.

SERVIÇO DE ESCUTA

Tem como objetivo criar um espaço para pessoas que desejam falar de si e não encontram quem as ouça. O estilo de sociedade competitiva em que vivemos empurra o ser humano para um isolamento emocional e afetivo. Poucos indivíduos dão atenção aos problemas pessoais dos outros, exceto aqueles que o fazem profissionalmente. O serviço de escuta quer oferecer um espaço onde as pessoas possam ser ouvidas naquilo que são e sofrem, sem interesses comerciais nem segundas intenções, de forma gratuita, sem julgamento, sem rejeição, levando em conta a vivência de cada pessoa, assim como Jesus, que acolhia a todos com amor e sem distinção. Isso ajudará a pessoa a crescer enquanto ser humano e encontrar a solução para suas crises existenciais, pois o homem é capaz de encontrar por si mesmo a saída para seus problemas. Para isso, necessita de alguém que o escute com atenção e respeito.

Agendar horário na Secretaria Paroquial pelo telefone 3322-0543: Geral – segunda-feira, às 19h30; Casais em Segunda União – quarta-feira, às 19h30; Casais – quinta-feira, às 19h30.

e-mail: servicodeescuta@gmail.com

SERVIDORES DO SANTO ALTAR

Têm o dever de auxiliar o sacerdote ou o bispo nas funções litúrgicas no altar. Todo coroinha, como membro atuante da comunidade, deve ter sempre consciência de seus compromissos e responsabilidades. Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas. Ele tem uma função muito importante: desempenhar um ministério, um serviço que exige dedicação, responsabilidade e compromisso consigo e com Jesus.

SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

A finalidade principal é a santificação de seus membros, pelo exercício da caridade para com o irmão mais carente. Na Catedral desenvolvem trabalhos dirigidos às pessoas carentes da paróquia na Comunidade da Vila Santa Cruz, através de assistência material e espiritual, tais como: doações de cestas básicas, roupas, calçados, reformas nas residências, encaminhamentos para tratamento de saúde. Semanalmente os Vicentinos se reúnem nas chamadas Conferências, quando meditam o Evangelho, debatem e propõem soluções para os problemas das famílias assistidas.

Contato: Reuniões todas as terças-feiras, às 18h, na Sala 2 da Catedral.

e-mail:  conferenciasaolucasevangelista@gmail.com

TERÇO DAS MULHERES

O Movimento do Terço das Mulheres é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja e um presente de Nossa Senhora para seus filhos que desejam seguir a Jesus Cristo. Na Catedral São Dimas, o Terço das Mulheres teve seu início em maio de 2015 onde, todas as terças-feiras, após a missa das 19h30, as mulheres se reúnem na Capela do Santíssimo e rogam por suas famílias, por suas necessidades e por todos aqueles que pedem orações. É um momento de muita graça e benção que Jesus derrama sobre cada uma, através de sua Mãe, Maria Santíssima. Quem participa dele torna-se dom e benção para o mundo.

Missa em Ação de Graças todo dia 28 do mês, às 19h30, na Catedral.

https://www.facebook.com/tercodasmulherescsd

e-mail: tercomulherescsd@hotmail.com

TERÇO DOS HOMENS

Grupo de homens que assumiu o compromisso com Maria de se reunir semanalmente para rezar o Santo Terço inúmeras graças, das mais diversas, têm sido obtidas para as intenções colocadas no Terço dos Homens, segundo vários testemunhos. Testemunhos também demonstram o quanto a participação na reza do Terço dos Homens tem ajudado no relacionamento familiar: esposo e esposa, pais e filhos.

Venha rezar conosco todas as quartas-feiras, após a missa das 19h30, na Capela do Santíssimo, ou as quintas-feiras, às 19h30, na Capela Sagrado Coração de Jesus no Parque Vicentina Aranha.

VIGÍLIA DAS MÃES

A Vigília das Mães é um grupo formado por mães que se encontram para rezar pelos filhos, buscando enriquecimento e forças através da Palavra e da Eucaristia, para que possam ser fonte de equilíbrio nos seus lares. A Vigília das Mães tem como patrona Santa Mônica, uma mãe fervorosa que rezou muitos anos pela conversão de seu filho, Santo Agostinho. O grupo foi fundado há 37 anos, juntamente com a Diocese.

Nossos encontros acontecem às terças-feiras, das 14h às 17h, na Catedral (Sala 2).

WEB RADIO

A Web Radio São Dimas tem a missão de evangelizar pela música cristã e pelos seus programas variados. Transmite a Santa Missa aos domingos e festas. Também transmite ao vivo os encontros de grupos de oração e eventos de nossa Catedral e da Diocese.

e-mail: contato@radiosaodimas.com.br

Site: www.radiosaodimas.com.br