Queridos irmãos e irmãs paroquianos (as),

Graça e paz!

A Palavra de Deus usa a metáfora da tempestade como figura das dificuldades e adversidades da vida.

A Sagrada Escritura fala de três tempestades que tiveram motivos e foram tratadas de maneiras diferentes.

Primeira tempestade – Jonas 1,4
Causa: desobediência de Jonas, que não quer ser mensageiro de Deus em Nínive. Ele enfrenta uma tempestade, quando em vez de ir a Nínive, vai para a Espanha. Ele é engolido por um peixe, símbolo da bagunça presente em sua vida.
Fim da tempestade: arrependimento da sua desobediência e obediência em ser mensageiro de Deus.

Segunda tempestade – Jesus e seus discípulos – Mc 4, 35-41; 5,1-2
Jesus ordena: Passem para o outro lado (V.35). E os discípulos obedecem e levam Jesus em seu barco.
Mesmo na obediência a tempestade vem, mas Jesus com o seu poder domina a tempestade e assim mostra que está conosco e tem o controle de todas as circunstâncias da nossa vida. Ele é o Senhor que acalma o mar.

A tempestade vivida por Jesus, seus discípulos, e muitas vezes por nós, tem o objetivo de nos impedir de cumprir a missão e propósito de Deus em nossa vida.

O texto mostra que Jesus estava indo a Gerasa para libertar o homem das forças do mal. (Mc 5,1)

Vencemos a tempestade desse tipo, quando ficamos firmes no propósito de Deus, mantemos os pensamentos de fé e repreendemos com autoridade espiritual, em nome de Jesus, a tempestade.

Terceira tempestade – Apóstolo Paulo – Atos 27,1-14

Paulo está unido a Roma para dar testemunho da sua fé ao imperador de Roma. Ao embarcar no navio que o levaria a Roma, tem um aviso de Deus, que a viagem será perigosa e trazia perigo de morte. Ao avisar o comandante do navio, ele não dá atenção, parte e enfrenta uma tempestade que durou 14 dias.

Às vezes as dificuldades em nossa vida são causadas pelos outros ou por circunstâncias que não podemos controlar. No relato bíblico todos perdem a esperança, mas Paulo mantém a fé e persevera na oração e recebe de Deus, o livramento para ele e para todos (V.25).

A oração perseverante vai nos libertar do mal, causado pelos outros.

Então, aprendemos a vencer as tempestades na desobediência, mudar de vida na obediência, repreender a tempestade com a Palavra de Deus. Por culpa dos outros, perseverar como Paulo, na oração.

Padre Luis Fernando Soares

© 2020 Catedral São Dimas | Desenvolvido por Flamma Design

Siga nas redes: